Os totens são obras feitas para certas funções, como nos conceitos de amuletos, objetos consagrados, objetos ritualísticos, talismãs, etc.
Assim como toda a produção artística, os totens partem da intuição da artista que retrata aspectos energéticos de cada material utilizado e com a intenção voltada para funções específicas como por exemplo: trazer proteção, manter a harmonia, resgatar memórias. A partir disso o transforma em objetos consagrados para que seja usado ou exposto em qualquer lugar desejado.
A série é produzida a partir de galhos de árvore coletados na natureza, dentro de rios ou caídos no chão. A tinta usada sobre eles é feita pela artista e com elementos naturais como argila, carvão, folhas, sementes e etc a fim de manter a característica energética natural dos materiais.
A consagração de cada totem é feita de maneiras distintas e também usando a natureza como inspiração: banho de cachoeira, banho de sol, banho de lua e o que mais a artista achar necessário para cada trabalho.
A intenção é a chave da funcionalidade para os totens, cada elemento misturado e colocado sobre eles servem como canais receptores energéticos e o banho final vem para coroar e unificar todo trabalho, consagrando a função que lhe foi dada.